Fósforo Branco e Amarelo: Impactos na Higiene Ocupacional 

O fósforo é um agente químico com muitas aplicações na sociedade, sendo utilizado desde a agricultura até a produção de fármacos, detergentes de limpeza pesada, utensílios militares e o revestimento das caixas de fósforo. Apesar da sua ampla aplicação, o fósforo possui alguns riscos para os trabalhadores que o manipulam, além de o fósforo branco ser citado no Anexo 13 da NR 15, e o fósforo amarelo possuir limite de exposição na ACGIH. Acompanhe aqui para entender mais.

O HO Fácil WEB revoluciona a forma de consultar e enquadrar os riscos químicos. Tudo catalogado em um único lugar para tornar a vida do profissional de saúde e segurança do trabalho muito mais fácil.  

Acabe com as suas dúvidas no enquadramento de riscos para insalubridade e aposentadoria especial. Faça seu teste grátis e tenha acesso ao Google do enquadramento dos riscos químicos. 

O que é Fósforo Branco e Fósforo Amarelo? 

O fósforo é um elemento químico da tabela periódica com o símbolo P. Ele pode assumir várias formas e gerar diversos compostos. Uma das formas alotrópicas mais comuns do fósforo é o P4, que é a base tanto do fósforo branco quanto do amarelo. Na verdade, fósforo branco e fósforo amarelo referem-se ao mesmo composto, sendo apenas nomenclaturas diferentes para descrever variações em sua coloração, que pode ir do branco ao amarelado. 

O Fósforo Branco e a NR-15 

O fósforo é mencionado no Anexo 13 da NR 15, que abrange uma variedade de possíveis enquadramentos para agentes insalubres. Um dos primeiros citados é o fósforo branco: “Extração e preparação de fósforo branco e seus compostos”. O fósforo branco não é extraído diretamente da natureza, ele é produzido a partir de rochas fosfáticas, areia e coque, submetidos a altas temperaturas. Embora tenha poucas aplicações industriais diretas, o fósforo branco é utilizado como matéria-prima para a produção de fósforo vermelho, cuja aplicação mais comum é na fabricação de palitos de fósforo. Além disso, o fósforo branco é fundamental na produção de compostos de maior pureza que contenham fósforo, incluindo o tricloreto de fósforo (PCl3), que é obtido por meio de sua reação com cloro (Cl2). 

O Fósforo Amarelo e a ACGIH 

A ACGIH estabelece limites de exposição para diversos compostos de fósforo, sendo fundamental escolher o limite que melhor se aplica ao cenário específico. No caso do fósforo, existe um limite exclusivo para a forma amarela. A base do TLV (Limite de Tolerância) da ACGIH destaca que, embora a principal via de risco do fósforo seja a inalação de partículas, devido à sua pressão de vapor, também existem preocupações relacionadas à inalação de seu vapor. Esse limite é aplicável exclusivamente ao fósforo amarelo e não se estende aos seus compostos derivados. Portanto, é essencial que as indústrias que fabricam ou utilizam fósforo amarelo em processos de transformação estejam atentas a esses limites de exposição para garantir a segurança dos trabalhadores. 

Não se esqueça de seguir o nosso perfil e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

O HO Fácil WEB é um software para consulta e enquadramento de riscos químicos. Atualmente, contamos com mais de 600 mil substâncias químicas catalogadas conforme a legislação brasileira. Os usuários também possuem acesso completo aos limites de exposição que compõem o livreto da ACGIH, referência internacional para gestão de riscos.  

Se você quer acabar com suas dúvidas no enquadramento de riscos para insalubridade e aposentadoria especial, acesse o HO Fácil WEB, o Google do enquadramento dos riscos químicos. 

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui