Benzeno é um risco em qualquer concentração?

Pela nossa legislação, a concentração máxima de benzeno na gasolina é de 1%, ou seja, é esperada uma quantidade muito pequena na composição. Será que essa quantidade é relevante para os enquadramentos em nossa legislação? 

 
Acompanhe este artigo! 

Não se esqueça de seguir o nosso perfil e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

O HO Fácil WEB revoluciona a forma de consultar e enquadrar riscos físicos, químicos e biológicos. Tudo catalogado em um único lugar para tornar a vida do profissional de saúde e segurança do trabalho muito mais fácil.  

Acabe com as suas dúvidas no enquadramento de riscos para insalubridade e aposentadoria especial, e elabore inventários de risco 95% mais rápido.  

Faça seu teste grátis e tenha acesso ao Google do enquadramento dos riscos ocupacionais

O Benzeno 

O benzeno é um produto químico líquido incolor ou amarelo claro à temperatura ambiente. É usado principalmente como solvente nas indústrias química e farmacêutica, como matéria-prima e intermediário na síntese de vários produtos químicos e na gasolina. O benzeno é produzido por processos naturais e artificiais. É um componente natural do petróleo bruto, que é a principal fonte do benzeno produzido hoje. Outras fontes naturais incluem emissões de gases de vulcões e incêndios florestais. 

O principal efeito à saúde da exposição ao benzeno a longo prazo é o câncer. O benzeno causa efeitos nocivos na medula óssea e pode causar uma diminuição nos glóbulos vermelhos. Também pode causar sangramento excessivo e afetar o sistema imunológico, aumentando a chance de infecção. 

Benzeno e nossa Legislação 

O Benzeno é tratado com muito cuidado no Brasil, possuindo um anexo específico na NR 15, anexo 13A, que tem como objetivo regulamentar ações, atribuições e procedimentos de prevenção da exposição ocupacional ao benzeno, visando à proteção da saúde do trabalhador. Esse anexo limita a concentração de benzeno e as atividades na quais esse agente pode ser utilizado. 

Nesse anexo, também deveria ter a previsão de seu enquadramento para insalubridade, porém o enquadramento de insalubridade pela exposição ao benzeno se dá qualitativamente pelo anexo 13 da NR 15. Poderá ser considerada a possibilidade da condição insalubre e consequentemente o percebimento do adicional de insalubridade quando houver ao menos os seguintes requisitos constatados na análise do local de trabalho: 

1) Quando o trabalhador estiver exposto ao agente; 

2) Quando não houver eficácia comprovada do EPC, EPI ou processo hermetizado. 

Além de insalubridade, o benzeno também pode enquadrar na aposentadoria especial pois está constatado no decreto 3048/99 – anexo IV e na lista LINACH como grupo 1. Neste caso, a possibilidade da condição especial e consequentemente a necessidade do financiamento da aposentadoria especial é qualitativa ainda que ocorra a mínima possibilidade da exposição ao referido agente químico.  

Apesar do Benzeno possuir limite de exposição na ACGIH, esse deve ser utilizado apenas no PGR (programa de gerenciamento de riscos), e assim, a sua concentração pode ser levada em conta para uma avaliação preliminar de riscos.  

Em conclusão, é esperado que o benzeno gere risco aos trabalhadores quando a exposição a esse agente estiver com concentração acima do limite previsto pela ACGIH, porém, a mera presença de benzeno em qualquer quantidade traz a possibilidade de enquadramento insalubridade e aposentadoria especial para todos os profissionais que o manipulam.  

O HO Fácil WEB é software para consulta e enquadramento de riscos físicos, químicos e biológicos. Atualmente, contamos com mais de 600 mil substâncias químicas catalogadas conforme a legislação brasileira. Os usuários também possuem acesso completo aos limites de exposição que compõem o livreto da ACGIH, referência internacional para gestão de riscos.  

Se você quer ficar 100% seguro na hora de elaborar seus laudos, acesse o HO Fácil WEB, o Google do enquadramento dos riscos ocupacionais.  

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui