Sílica na construção civil gera aposentadoria especial?

Uma pessoa que trabalha com material de construção, que ensaca pedra e areia, essa pessoa está exposta a sílica cristalina? A resposta é sim. Mas o quanto essa exposição é relevante para enquadrar como situação que enseja aposentadoria especial? 

 
Acompanhe este artigo! 

Não se esqueça de seguir o nosso perfil e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

O HO Fácil WEB revoluciona a forma de consultar e enquadrar riscos físicos, químicos e biológicos. Tudo catalogado em um único lugar para tornar a vida do profissional de saúde e segurança do trabalho muito mais fácil.  

Acabe com as suas dúvidas no enquadramento de riscos para insalubridade e aposentadoria especial, e elabore inventários de risco 95% mais rápido.  

Faça seu teste grátis e tenha acesso ao Google do enquadramento dos riscos ocupacionais

Exposição a sílica cristalina 

Um ambiente que tem areia, pedras, material de construção, é um ambiente em que existe a possibilidade de exposição a sílica cristalina, mas é possível que o local de trabalho seja seguro para o trabalhador. Para isso, é necessária uma avaliação do profissional de SST, para entender as variáveis que podem colocar o trabalhador em risco, como o tempo que está exposto a esses agentes, a forma que ele manipula, se há medidas preventivas, e até mesmo a realização de medições quantitativas de sílica. 

O que diz a norma? 

A sílica cristalina está constatada no decreto 3048/99 – anexo IV e na lista LINACH como grupo 1. Neste caso a possibilidade da condição especial e consequentemente a necessidade do financiamento da aposentadoria especial é qualitativa ainda que ocorra a mínima possibilidade da exposição ao referido agente químico. Recomenda-se a leitura do Art. 68 do decreto 10410/20, o qual menciona que caso sejam adotadas as medidas de controle previstas na legislação trabalhista que eliminem a nocividade, será descaracterizada a efetiva exposição.  

Aposentadoria especial, sim ou não? 

Como pode observar, a possibilidade de enquadramento na aposentadoria especial não vai depender da quantidade e nem do tempo que o trabalhador está exposto a sílica cristalina, qualquer quantidade e tempo de exposição ao agente permite o enquadramento, assim, dificilmente um trabalhador de construção civil não irá enquadrar. 

Enquanto não houver uma atualização da norma, muitos enquadramentos errôneos poderão ser realizados, além de que, se a atividade em qualquer quantidade já enquadra, há o risco da não proteção dos trabalhadores.  

O HO Fácil WEB é software para consulta e enquadramento de riscos físicos, químicos e biológicos. Atualmente, contamos com mais de 600 mil substâncias químicas catalogadas conforme a legislação brasileira. Os usuários também possuem acesso completo aos limites de exposição que compõem o livreto da ACGIH, referência internacional para gestão de riscos.  

Se você quer ficar 100% seguro na hora de elaborar seus laudos, acesse o HO Fácil WEB, o Google do enquadramento dos riscos ocupacionais.  

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui