O que são PNOS e como identificá-los?

PNOS é um termo derivado da ACGIH (Conferência Americana de Higienistas Industriais Governamentais) que significa: Partículas não especificadas de outra maneira. Pelo nome parece englobar uma enorme quantidade de partículas, mas há regras para poder fazer esse enquadramento para a sua quantificação

 
Acompanhe este artigo! 

Não se esqueça de seguir o nosso perfil e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

O HO Fácil WEB revoluciona a forma de consultar e enquadrar riscos físicos, químicos e biológicos. Tudo catalogado em um único lugar para tornar a vida do profissional de saúde e segurança do trabalho muito mais fácil.  

Acabe com as suas dúvidas no enquadramento de riscos para insalubridade e aposentadoria especial, e elabore inventários de risco 95% mais rápido.  

Faça seu teste grátis e tenha acesso ao Google do enquadramento dos riscos ocupacionais

PNOS e a ACGIH 

A ACGIH recomenda limites de exposição (TLV) para todas as substâncias em que haja evidência de efeitos à saúde em concentrações no ar encontradas nos locais de trabalho. Quando evidências suficientes estão disponíveis para uma substância específica, um TLV é estabelecido. No entanto, algumas substâncias carecem de dados adequados, o que pode resultar em seu possível enquadramento no anexo B da ACGIH, como PNOS.  

Os valores estabelecidos de concentração de PNOS pelo anexo B não devem ser utilizados como TLV, mas como um guia para proteger os trabalhadores. 

Definindo se é ou não um PNOS 

As recomendações para enquadramento como PNOS segundo a ACGIH são 3: 

– Substâncias que não têm nenhum outro TLV aplicável;  

– Insolúveis ou fracamente solúveis em água e nos fluidos corpóreos;  

– Possuem baixa toxicidade (ex. não são, citotóxicas, genotóxicas ou quimicamente reativas com o tecido pulmonar, não são ionizantes, não causam imuno sensibilização ou outros efeitos tóxicos que não sejam de inflamação ou de sobrecarga pulmonar). 

Não há recomendação do estado da matéria dessas partículas, então elas podem ser sólidas ou líquidas. 

Valores de referência 

A ACGIH sustenta que partículas insolúveis, ou de baixa solubilidade, ainda que biologicamente inertes, têm o potencial de causar efeitos adversos. Portanto, a organização recomenda que as concentrações ambientais dessas partículas sejam mantidas abaixo de 3 mg/m³ para partículas respiráveis e de 10 mg/m³ para partículas inaláveis, até que seja estabelecido um limite de exposição específico. 

É importante observar dois pontos cruciais. Primeiramente, os resultados de uma amostra de PNOS devem estar abaixo de ambos os limites mencionados, e não de um ou de outro. Além disso, é relevante destacar que anteriormente os limites para comparação estavam na fração respirável e total, porém houve uma mudança da fração total para inalável. 

O HO Fácil WEB é software para consulta e enquadramento de riscos físicos, químicos e biológicos. Atualmente, contamos com mais de 600 mil substâncias químicas catalogadas conforme a legislação brasileira. Os usuários também possuem acesso completo aos limites de exposição que compõem o livreto da ACGIH, referência internacional para gestão de riscos.  

Se você quer ficar 100% seguro na hora de elaborar seus laudos, acesse o HO Fácil WEB, o Google do enquadramento dos riscos ocupacionais.  

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui