Como a Previdência orienta enquadrar agentes químicos no LTCAT?

Em meados de 2022 o Ministério do Trabalho e Previdência emitiu uma nota técnica em solicitação à Perícia Médica Federal. Em resumo, a nota técnica é categórica em afirmar que não existe nem existirá uma lista pronta para enquadrar agentes químicos no LTCAT. E agora, como você saberá quais agentes vão enquadrar no LTCAT? Vem comigo que vou te contar! 

 
Acompanhe este artigo! 

Não se esqueça de seguir o nosso perfil e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

O HO Fácil WEB revoluciona a forma de consultar e enquadrar riscos físicos, químicos e biológicos. Tudo catalogado em um único lugar para tornar a vida do profissional de saúde e segurança do trabalho muito mais fácil.  

Acabe com as suas dúvidas no enquadramento de riscos para insalubridade e aposentadoria especial, e elabore inventários de risco 95% mais rápido.  

Faça seu teste grátis e tenha acesso ao Google do enquadramento dos riscos ocupacionais

Por que não temos uma lista pronta com todos os agentes químicos que enquadram no LTCAT? 

Imagine um Brasil onde o nosso trabalho fosse simplificado a ponto de olhar uma lista e afirmar categoricamente: esse agente químico que está na empresa que acabei de visitar vai enquadrar no LTCAT, esse outro não e assim por diante. Seria um sonho tamanha praticidade, não seria?… Mas infelizmente isso não é possível (pelo menos ao Governo, já que quem assina o HO Fácil Web sabe que mudamos esse cenário há anos). 

Segundo a Previdência, essa lista não é possível de existir devido à dinâmica dos novos processos produtivos, da constante evolução tecnológica na criação de novos agentes químicos, nas mais diversas atividades que empregam e geram novos produtos químicos a cada dia, nas formas sólidas, líquidas e gasosas em que os agentes se encontram e que podem expor o trabalhador a diferentes riscos. 

Se não temos uma lista pronta de agentes químicos, como saber quais vão enquadrar no LTCAT? 

O decreto 3048/99 – anexo IV lista quais agentes químicos tem o potencial de enquadrar no LTCAT. Apesar de não se tratar de uma lista pronta com todos os agentes, ele traz grupos de agentes químicos, como o fósforo e seus compostos tóxicos. 

Cada um desses grupos tem uma regra específica para que o agente possa ser considerado. O grupo fósforo e seus compostos tóxicos, por exemplo, tem como único requisito o agente químico ter um átomo de fósforo em sua composição química. Alguns grupos têm um enquadramento mais complexo, mas a ideia é haver grupos químicos e a partir das regras específicas de cada grupo você conseguir saber se o agente químico vai enquadrar no LTCAT. 

Segundo a Previdência Social, como prosseguir depois de saber se o agente vai enquadrar no LTCAT? 

A partir das informações dessa nota técnica é muito importante que seja feita uma análise técnica em relação à nocividade do agente. Essa análise segue o roteiro abaixo: 

  1. O agente químico está no anexo 11 da NR 15? Se sim, você já sabe que ele é nocivo. 
  1. Caso você não encontre o agente no anexo 11 da NR 15, a nocividade da substância deve ser caracterizada utilizando os critérios estabelecidos pelo GHS (incorporado na NR-26). 
  1. Buscar a informação na FISPQ no campo onde houver indicação dos perigos à saúde humana de acordo com o GHS. 
  1. Na ausência da FISPQ, deve-se consultar bases de dados internacionais que indicam a classificação de perigo (por ex.: GESTIS, ECHA, PubChem). A consulta pode ser feita a partir do nome (somente em inglês) ou número CAS. 
  1. Verificar se em outros países existe limite de tolerância para o agente químico analisado. 
  1. Se não for encontrada informação relevante em nenhuma das etapas acima, a substância não pode ser considerada nociva à saúde. 
  1. Eu sugiro muito cuidado aqui, já que por uma questão de compliance legal essa afirmação pode ser questionada e derrubada caso um advogado bem-preparado questione um profissional de SST despreparado. 

O HO Fácil WEB é software para consulta e enquadramento de riscos físicos, químicos e biológicos. Atualmente, contamos com mais de 600 mil substâncias químicas catalogadas conforme a legislação brasileira. Os usuários também possuem acesso completo aos limites de exposição que compõem o livreto da ACGIH, referência internacional para gestão de riscos.  

Se você quer ficar 100% seguro na hora de elaborar seus laudos, acesse o HO Fácil WEB, o Google do enquadramento dos riscos ocupacionais.  

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui